Baseado na Série Original, Chaves vem para animar e nos entreter com a sua adorável inocência e alguns mal-entendidos que causará as mais divertidas situações entre amigos e moradores da vila.
Quando Dona Florinda tenta menosprezar Seu Madruga por ele vender balões e artigos para festas, ele devolve a grosseria. Dona Clotilde paquera Seu Madruga e Chaves estoura o balão de Nhonho por ele ter se exibido.
Chaves passa a noite brincando e não consegue ficar acordado durante o dia; Pópis ajuda Jaiminho a recolher as roupas do varal e as joga no chão; Dona Florinda molha as calças de Jaiminho porque ele se recusa a recolher as roupas caídas.
Na sala de aula, o Professor Girafales dá nota zero a Pópis, Quico e Chaves por não saberem como se chamam os diferentes animais de acordo com sua alimentação. Porém Nhonho ganha um dez.
Dona Florida reclama com Dona Clotilde por causa dos estragos que o cãozinho dela fez em sua casa e ameaça matá-lo. Porém Dona Clotilde diz que não permitirá que ela encoste em Satanás.
Com dificuldades financeiras, como sempre, Seu Madruga pede ao Sr. Barriga um desconto no aluguel; ele aceita, mas pede, em troca, que o Sr. Madruga faça reboco das paredes da vila com gesso.
Quico gasta em doces o dinheiro que lhe deram para comprar pão; Dona Florinda o questiona e diz que vai fazer churros; Seu Madruga se oferece para vendê-los; enquanto ajudam Dona Florinda, Quico e Chaves brincam com a farinha.
Chaves brinca de pirata e hasteia uma bandeira com uma caveira pintada; Quico diz a Chaves que o retrato de Seu Madruga ficou muito bom; Furioso, Seu Madruga quebra o pirulito de Quico, que vai correndo contar a Dona Florinda.
Dona Clotilde diz a Seu Madruga que não há água na vila e Chaves a culpa dizendo que ela é uma bruxa. Quico lembra Chaves que eles fizeram algo com a mangueira, mas diz que Dona Clotilde sumiu com ela. Quico e Chaves carregam água.
Dona Florinda tenta menosprezar Seu Madruga por ele vender balões e artigos para festas, e ele devolve a grosseria; Dona Clotilde paquera Seu Madruga e Chaves estoura o balão de Nhonho por ele ter se exibido.
O Professor Girafales e o Sr. Barriga chegam à vila. O Sr. Barriga é recebido com uma bolada de Chaves. E o Professor Girafales dá aos meninos uma bola de futebol americano.
Seu Madruga diz a Chaves que seu ferro de passar roupas foi roubado e se irrita com ele e com Quico por terem lhe dado apelidos. Seu Furtado rouba o ferro da casa de Dona Clotilde e, ao ver Quico, o esconde no barril.
Quico se exibe para Chaves, dizendo que ganhou muitos presentes no seu aniversário. O Professor Girafales chega à vila com um gato para Quico. Chaves faz uma piada sobre animais e Professor Girafales não para de repeti-la.
Na sala de aula, o Professor Girafales dá uma prova aos alunos; Chaves faz com que ele responda a uma das perguntas; Quico engana o Professor Girafales, que não percebe que ele está copiando um livro; todos vão mal na prova.
Chaves fica encantado ao ver Paty; ele reage ao escutar Pópis culpar Dona Clotilde por tê-lo hipnotizado; Seu Madruga vê Gloria e fica encantado, admirando sua beleza.
O Sr. Barriga quer se vingar de Chaves pelas pancadas que sempre recebe e se finge de morto para assustá-lo. Mas o pessoal da vila pensa que ele é um fantasma de verdade e arruma a maior confusão.
Seu Madruga quer ensinar Chaves a lutar boxe, pois ele quer ganhar dinheiro às suas custas. Chaves vai bater em Quico e o prof. Girafales conversará seriamente com seu Madruga. Chaves pedirá ajuda para tirar a luva de boxe, pois está presa; um mal-entendido surgirá.
Jaiminho não poderá pagar o aluguel e o sr. Barriga o despejará da vila. Chaves acha que seu Madruga é carpinteiro porque o verá cortando uma tábua. As crianças vão brincar com a ferramenta de seu Madruga e consertarão cadeiras colando-as com cola.
As crianças brincam de astronautas e mexem na caixa geral de luz da vila, enquanto seu Madruga tenta passar roupa, ele percebe e os castigará. Seu Madruga se queima com o ferro e as crianças decidem brincar de bombeiro. Seu Madruga sofrerá outro acidente.
Dona Florinda e dona Clotilde exigem que o sr. Barriga pinte os pátios da vila já que estão feios. Como seu Madruga deve o aluguel, o prof. Girafales propõe que ele pinte. As crianças sujarão os pátios e o sr. Barriga vai procurar alguém que os limpe para que seu Madruga possa pintá-lo.
O prof. Girafales tenta explicar aritmética, mas todos os seus alunos não param de interrompê-lo e ele se desesperará. As crianças tentarão limpar a vila, mas farão muitas travessuras. As crianças e os adultos pintarão a vila; Todos irão gostar do resultado.
Seu Madruga vai convidar Chaves para tomar o café da manhã, mas como não tem ovos pedirá para ele ir comprar. O prof. Girafales dá de presente a Quico duas raquetes de pingue-pongue. Ao voltar da compra dos ovos, Chaves começa a brincar com Quico, mas eles confundirão as bolas com os ovos
O prof. Girafales vai perguntar aos alunos se eles se lembram do que viram na aula de Geografia. Chaves vai brincar de casinha no pátio da vila e Quico o incomodará. Seu Madruga não poderá dormir em casa, pois será despejado e dormirá na casinha de Chaves.
Seu Madruga se preocupará com a alimentação de chaves e, em seus momentos de sonambulismo, deixará pratos vazios em seu barril. Dona Clotilde pensará que há espíritos zombeteiros na vila e decide fazer uma sessão espírita; as crianças vão estragar a sessão.
O sr. Barriga convida Chaves para ir a Acapulco, onde geralmente vai de férias com Nhonho. No hotel, eles encontrarão todos os seus amigos da vila, passando umas férias agradáveis e divertidas juntos.