A equipe Gurren e seus novos aliados formam a equipe Dai-Gurren e lançam um ataque contra os Gunmen. No entanto, eles acabam perdendo um de seus membros.
24 min
T1:E1
Fure os céus com a sua broca!
Kamina e Simon vivem na cidade subterrânea de Giha, onde um Gunmen gigante invade sua casa. Será que eles conseguirão deter o gigante intruso?
Kamina e Simon precisam enfrentar uma nova ameaça dos robôs Gunmen. Kamina consegue controlar seu próprio Gunmen para enfrentar os homens-fera que estão atacando.
A equipe Gurren deixa a Vila Littner para atacar um possível ponto de encontro dos Gunmen, mas acaba enfrentando os Irmãos Negros e seus estômagos famintos.
Um dos Quatro Generais Divinos do Rei Espiral chega com uma gigante fortaleza de Gunmen. Será que Kamina e Simon conseguirão liderar os Gurren-Lagann à vitória?
A equipe Gurren e seus novos aliados formam a equipe Dai-Gurren e lançam um ataque contra os Gunmen. No entanto, eles acabam perdendo um de seus membros.
Adiane poupa a equipe Dai-Gurren da morte, e Yoko não gosta de um conselho que Nia dá a Simon. Com a volta de Adiane, a equipe se reúne para finalizar o trabalho.
Com a queda da cidade de Teppelin, Simon e Nia precisam enfrentar o maior Gunmen que já viram na vida para depois confrontar o pai de Nia, o Rei Espiral.
Este episódio recapitula os eventos dos episódios 1 a 15, incluindo as batalhas vencidas pela resiliente equipe Dai-Gurren e as vidas perdidas pelo caminho.
Após o primeiro ataque dos antiespirais, Nia faz uma declaração surpreendente, e Simon sai à sua procura. Enquanto isso, Rossiu termina seu projeto secreto.
Rossiu derrota Simon e manda prendê-lo. Quando os antiespirais lançam um ataque, Rossiu precisa deixar que Simon use o Gurren-Lagann para defender a cidade.
A equipe Dai-Gurren começa os preparativos para a guerra contra os antiespirais. Kinon e Simon procuram desesperadamente por Rossiu, que está desaparecido.
A equipe Dai-Gurren não consegue escapar do mar de desespero criado pelos antiespirais, até que um membro da equipe se sacrifica para que os outros se salvem.